O que fazer em Cusco, Peru: melhores atrativos

Post atualizado em 16 de dezembro de 2019O que fazer em Cusco (Peru)


O que fazer em Cusco (Peru) - roteiro de 5 dias

Por Daniela Almeida

Ontem (4 de agosto de 2014), completaram-se dois anos que eu e Danubia fizemos, ao lado de outros três amigos (Bruno, Denise e Analice), nossa primeira viagem internacional.

Receba nossas atualizações

(Não se esqueça que é preciso confirmar a inscrição para receber nossos e-mails)

A escolha do destino foi por acaso, quando vi uma promoção de pacote para Cusco/Machu Picchu, no Peru, em um site de compras coletivas. Quando mostrei para Danubia, ela disse: nós vamos!!! Depois disso, comentei com meu amigo Bruno, que se interessou e, ainda, convidou sua sócia (Denise) e a irmã dela (Analice). 

Então, nós cinco iríamos para nossa primeira viagem internacional. Aliás, seria também a minha primeira viagem de avião!!!!! Quanta expectativa. 



Importante ler também:
 Como reservar hospedagem sem complicação.
➤ Saiba como comprar passagens aéreas baratas
➤ Prefere pacotes de viagem? Saiba como escolher corretamente o seu aqui.
➤ Será que preciso de Seguro Viagem? Saiba como escolher o melhor e contrate o seu
➤ Como contratar transfer e comprar ingressos no Brasil e no exterior sem sair de casa.
➤ Saiba o passo a passo para alugar um carro.
➤ Como navegar na internet pelo celular em 210 países.

Plaza de Armas - Cuzco - Peru
O que fazer em Cusco (Peru) - Plaza de Armas - Cuzco




Nos dias seguintes, fizemos inúmeras pesquisas sobre os preços, datas, passeios, etc. Mas, ao final, optamos por fechar o pacote com a Machu Picchu Brasil, uma agência localizada em São Paulo, especializada em viagens ao Peru (eles não nos patrocinaram). 

Pacote de 5 dias e 4 noites - o que fazer em Cusco

Na época, o pacote ficou em R$1070 por pessoa e incluiu translado, três noites em Cusco, uma noite em Águas Calientes, city tour e sítios arqueológicos, tour Vale Sagrado com almoço, trem para Águas Calientes (Expedition) e retorno para Cusco (Vistadome), ônibus para Machu Picchu, seguro viagem e guia.

Tudo certo! Pacote fechado e passagens pagas ainda em abril. Mas, uma tragédia quase colocou fim à esta viagem. Meu pai faleceu em 30 de junho e eu e minha irmã já tínhamos desistido da viagem. Se não fossem os nossos amigos, tínhamos cancelado tudo.

Apesar da tristeza e da falta de vontade de fazer o passeio, nós fomos e nos divertimos (dentro do possível).





A viagem - o que fazer em Cusco

Saímos de Belo Horizonte no sábado, dia 4 de agosto, rumo a São Paulo. Essa foi minha primeira viagem de avião (como já disse mais acima) e eu amei!!!!! Ficamos em São Paulo (no aeroporto) o dia todo e, à noite, pegamos um avião rumo ao Chile, nossa primeira parada. Ficamos no aeroporto de Santiago por cerca de 2 horas e aproveitamos para comprar uma lembrancinha local. Como sempre, esta lembrança foi uma caneca lindíssima para fazer parte da nossa coleção.

Foi até divertido e, ao final, fomos conhecer a cabine do avião!!!!

Primeira vez no avião!!! - O que fazer em Cusco (Peru)
Primeira vez no avião!!! - O que fazer em Cusco (Peru)



De Santiago, partimos para Lima, capital do Peru (Aeropuerto International Jorge Chávez). Já no avião, saboreamos uma legítima Coca Cola peruana: a Inca Kola. É amarela, parece detergente e tem gosto de tuti-fruti. Não é ruim, mas prefiro a nossa boa e velha Coca Cola.

Saiba mais sobre a Inca Kola, o refrigerante peruano

Aeroporto de Santiago, Chile
Aeroporto de Santiago, Chile

Inca Kola, o refrigerante peruano
Inca Kola, o refrigerante peruano

Pegamos o avião rumo a Cusco às 6 horas da manhã do domingo, 5 de agosto. A viagem durou 1 hora até o aeroporto internacional Velasco Astete, em Cusco. O guia Giancarlo Chavez, da Machu Picchu Brasil, já estava nos esperando.  

Aeroporto de Cuzco - Peru - O que fazer em Cusco (Peru)
O que fazer em Cusco (Peru) 

O que fazer em Cusco (Peru)
O que fazer em Cusco (Peru) 


Do aeroporto, seguimos para o Hotel Don Bosco. O Hotel é simples, mas tem uma atendimento nota 1000. Lá, fomos recepcionados com o tradicional chá de coca, sugerido para amenizar os efeitos da altitude (mal de soroche), já que Cusco está a 3,4 mil metros acima do nível do mar.

Confira nossa avaliação sobre o Hotel Don Bosco


Onde ficar em Cusco - Peru - Hotel Dom Bosco
Onde ficar em Cusco - Peru - Hotel Dom Bosco

Mal da altitude 

Os sintomas do mal da altitude são tontura, dor de cabeça, enjoo e falta de ar. Os batimentos cardíacos também ficam acelerados e quanto maior a altitude, mais intensos são os sintomas. Por isso, é recomendado mascar a folha de coca, beber o chá da erva ou chupar a bala feita com ela. Também é aconselhável descansar até que o corpo possa se acostumar com a  altitude.

Nenhum de nós sentimos qualquer efeito da altitude. E, para falar a verdade: embora necessário, o chá de coca é bem ruim (kkk).

Acomodados no hotel, fomos descansar e depois iniciamos nossa aventura nas terras peruanas


Seguro Viagem com 10% de desconto 

Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa. Faça sua cotação e escolha a seguradora que melhor se adéqua ao seu perfil. Na Seguros Promo, leitor do D&D tem 10% de desconto: 5% na contratação com o cupom DEDMUNDOAFORA5 + 5% pagando no boleto. Se preferir, ainda pode pagar em até 12x no cartão de crédito.

Onde ficar em Cusco - Peru - Hotel Dom Bosco
Chá de coca para amenizar os efeitos da altitude - Onde ficar em Cusco - Peru - Hotel Dom Bosco


História de Cusco

Cusco está localizada no sudeste do Vale de Huatanay ou vale Sagrado dos Incas, nos Andes. Ela está situada a 3400 metros acima do nível do mar e seu nome significa umbigo, no idioma quíchua.

A cidade era o mais importante centro administrativo e cultural do Império Inca. Foi capital e sede do reino da época. Em 1438, o governante Pachacuti chegou ao poder e transformou Cusco em um centro espiritual e político.

Ainda é atribuído a ele o projeto arquitetônico do município, que foi construído no formato de um Puma, com a praça central Haucaypata na posição que ocuparia o peito do animal. A cabeça fica na colina (onde está Sacsayhuaman).

Por vários vezes, a cidade sofreu terríveis terremotos. Em um deles, em 1950, mais de 1/3 dos edifícios locais foi destruído.

Em 1983, a cidade foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco.

O que fazer em Cusco (Peru)
O que fazer em Cusco (Peru) 

Onde ficar em Cusco 

Antes de mostrar o que nós fizemos em Cusco, selecionamos 5 opções de hotéis na cidade. As hospedagens estão avaliadas como fabulosa/fantástica.

Sonesta Hotel Cusco: avaliação - 9,3 (fantástico) 
Tierra Viva Centro Cusco: avaliação - 9,2 (fantástico) 
El Mariscal Cusco: avaliação - 8,7 (fabuloso)
Hotel Monasteiro San Pedro: avaliação - 8,6 (fabuloso) 
Casa Real Hoteles: avaliação -  8,6 (fabuloso) 
| Confira as outras opções de hospedagem em Cusco.
| Nós ficamos no Hotel Dom Bosco. Confira como foi nossa experiência por lá.
As melhores hospedagens com os menores preços

Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking e no Hotéis.com. Nos dois buscadores, você encontra as melhores opções, com os menores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.


O que fazer em Cusco, Peru

1º dia - o que fazer em Cusco, Peru

Nossa primeira providência em Cusco foi trocar nossos dólares por soles, a moeda local. Logo em seguida, fomos até o Centro Turístico para comprar um Boleto que dá direito à entrada nos principais monumentos da cidade. Em 2012, ele era vendido à US$ 46.

Como disse, o boleto turístico dá direito a conhecer vários lugares, mas como contratamos o pacote com a agência, tínhamos que seguir o roteiro estabelecido por eles e muitas atrações ficaram de fora.

O que fazer em Cusco (Peru) - Centro Turístico
O que fazer em Cusco (Peru) - Centro Turístico


Nós almoçamos em um restaurante muito bom, mas não me lembro o nome. É no centro. Além de provar um delicioso prato com arroz, papas fritas (batatas fritas) e tirinhas de carne (o tradicional prato peruano Lomo Saltado - veja como se prepara o Lomo neste post), ouvimos a apresentação de um grupo local, tocando a legítima música peruana.

Restaurante em Cusco - O que fazer em Cusco, Peru
Restaurante em Cusco - O que fazer em Cusco, Peru

Lomo Saltado no Restaurante em Cusco - O que fazer em Cusco, Peru
Lomo Saltado no Restaurante em Cusco - O que fazer em Cusco, Peru


Ainda neste primeiro dia, fomos conhecer um pouco da cidade e o Centro Artesanal de Cusco.

Lá é um ótimo lugar para fazer compras de lembrancinhas, artesanatos e roupas típicas. Nós compramos umas blusas de frio tão quentinhas que nos arrependemos de não ter comprado mais!!!

Andar também foi nossa primeira atividade neste primeiro dia em Cusco. Pelas ruas de Cusco...


Internet ilimitada em 210 países

Viaje para 210 países com plano de dados ilimitados da EasySim4u. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem. E você ainda pode escolher: frete grátis usando o cupom RBBVGRATIS ou ganhar 10% de desconto com o cupom DDMUNDOAFORA10.

O que fazer em Cusco (Peru)
O que fazer em Cusco (Peru) 


Também conhecemos a Praça das Armas, o centro de Cusco. É onde tudo acontece, como eventos e festas. É onde estão os melhores restaurantes, boates, Mc Donald's, igrejas, casas de câmbio e outros. 

No dia em que estávamos por lá, no começo da noite, estava acontecendo um desfile com banda de música e muitas pessoas correndo atrás.

Praça das Armas - O que fazer em Cusco (Peru)
Praça das Armas - O que fazer em Cusco (Peru) 

Praça das Armas - O que fazer em Cusco (Peru)
Danubia na Praça das Armas - O que fazer em Cusco (Peru) 
Centro de Cuzco - vista lá do hotel - O que fazer em Cusco (Peru)
Centro de Cuzco - vista lá do hotel - O que fazer em Cusco (Peru)

Chafariz com estátua de Pachacuti - Praça das Armas - o que fazer em Cusco, Peru
Chafariz com estátua de Pachacuti - Praça das Armas - o que fazer em Cusco, Peru



À noite, fomos comer pizza em uma pizzaria próxima à catedral de Cusco. O lugar é muito bacana. O teto é todo forrado com garrafas.

Pizzaria de Cusco - O que fazer em Cusco (Peru)
Pizzaria de Cusco - O que fazer em Cusco (Peru) 


Antes de irmos dormir, o guia da agência nos passou todas as orientações de como seria o nosso próximo dia no Peru.

O tempo em Cusco

Nossa viagem foi realizada no mês de agosto. Nesta época, durante o dia faz calor. À noite, o frio é intenso. Tanto é que queimei toda minha boca com o frio de três graus kkkk. 

Todos nós de touquinhas compradas no primeiro dia em Cuzco - O que fazer em Cusco (Peru)
Todos nós de toquinhas compradas no primeiro dia em Cuzco - O que fazer em Cusco (Peru)

2ª dia - o que fazer em Cusco, Peru

Neste segundo dia em Cusco, ainda pela manhã e por conta própria, conhecemos, além das típicas ruas da cidade, dois locais muito bacanas:

Pedra dos 12 ângulos - o que fazer em Cusco

Depois do café, fomos conhecer a famosa Pedra dos 12 Ângulos, situada na Calle Hatunrumiyoc (junto ao Palácio Arzobispal), um dos vários pontos turísticos de Cuzco. 

A Pedra dos 12 ângulos é um dos mistérios do império Inca. Até hoje não se sabe como é que os incas conseguiam fazer cortes tão perfeitos em blocos enormes, encaixando-os sem usar nenhum tipo de argamassa ou produto para "prender" cada um deles. No caso da Pedra dos 12 ângulos, elas se encaixam perfeitamente.

Coisas engraçadas que sempre acontecem nas viagens - Um fato curioso e engraçado aconteceu com a gente neste lugar. Aliás, é um alerta para os turistas ficarem de olho. 

Assim que nos aproximamos, paramos para ouvir uma pessoa explicar sobre a história desta pedra a um grupo de turistas. 

Tiramos fotos e recomeçamos a andar. Assim que saímos, o rapaz foi atrás da gente para nos vender postais. Como ele disse: são 20 soles pelo postal e pela explicação. É uma prática muito comum por lá. Por isso, é bom ficar esperto, já que o assédio é muito grande e até constrangedor! 

Como eu tinha saído na frente, entrei em uma loja e fiquei olhando os produtos até que todo meu grupo também entrou na mesma loja. O rapaz foi em direção a outras pessoas e nós, mais do que depressa, entramos em um corredor de pedras e fomos embora sem comprar os postais.  

Pedra dos 12 ângulos - O que fazer em Cusco (Peru)
Pedra dos 12 ângulos - O que fazer em Cusco (Peru) 

Mercado Central San Pedro - o que fazer em Cusco

Ainda neste primeiro dia, fomos ao Mercado Central San Pedro. É um lugar bem pitoresco. Dezenas de peruanos sentados em bancadas, tomando sopas de galinha. O local tem cheiro forte de frutas e de outras iguarias peruanas. 

O local é bem sujo e não aconselhamos comer ali. Este foi, inclusive, o conselho do guia!!! Aliás, Danubia e Bruno pararam em frente à uma banca com vendedoras enchendo um saquinho com suco e amarrando um canudinho na ponta. Quando a moça levantou a colher do caldeirão, que ela estava mexendo, veio um monte de fios parecendo cabelos. Um nojo!!! kkkk.

E as rãs? E os queijos amarelos? Cabeças de porco inteiras nas prateleiras. Isso sem contar farinhas, folhas e balas de coca, roupas, flores, verduras, frangos brancos, despenados e pendurados nas barracas. Juro, parecia que o pessoal estava tomando sopa com frangos inteiros dentro da tigela e, aparentemente, crus.

O mais engraçado é que em todo lugar que você vá, os vendedores te assediam para comprar alguma coisa. Uma delas foi a vendedora de toucas peruanas. Comprei três!!!!A moça nos seguiu por vários metros pela rua até que pudéssemos comprar a touca. No total, ela nos vendeu cinco, logo no primeiro dia!

Mercado Central de Cusco - O que fazer me Cusco (Peru)
Mercado Central de Cusco - O que fazer me Cusco (Peru)

Se você gosta de comprar e sabe pechinchar, vai conseguir ótimos descontos por lá. O que mais ouvimos era: "Olá Senhorita, quanto pagas?". Primeiro eles te dão o preço. Se você diz que não quer, eles te perguntam quanto você quer pagar. Ai os dois começam a negociação (rsrs). Eu consegui ótimos descontos em vários lugares.

Depois do Mercado San Pedro, fomos ao almoçar e, como demoramos, chegamos atrasados para encontrar com o grupo que iria fazer a visita guiada em outros atrativos da cidade. Tivemos que ir a pé do hotel até o Templo do Sol. Ainda bem que era perto!!!!

Restaurante em Cusco - O que fazer me Cusco (Peru)
Restaurante em Cusco - O que fazer me Cusco (Peru)


O que fazer em Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu:

Entre os lugares que conhecemos neste city tour de três dias estão:
1º dia - Templo do Sol, Catedral de Cusco e ruínas de Q'enqo, Tambomachay e Saqsayhuaman;
2º dia - Vale Sagrado: Pisac e Ollantaytambo;
3º dia - Machu Picchu.

Os detalhes de cada um destes passeios em Cusco e região, você encontra em outros três posts (um para cada dia).

No retorno de Machu Piccho, já na quinta-feira, eu Danubia fomos cedo assistir à uma missa na catedral de Cusco. Foi muito emocionante. Enquanto isso, nossos três amigos foram comprar mais algumas lembrancinhas no Centro Artesanal de Cusco.


| Dicas extras:
-  Para quem tem mais alguns dias em Cusco, vale a pena fazer o passeio até a Laguna Humantay. O blog Diário de Navegador tem um post bacana sobre ela.
- O blog Viajando na Janela tem uma dica sobre o que fazer em Lima. Confira neste post.



Todos os detalhes desta viagem ao Peru, você confere nos posts abaixo:

Marcadores: , , , , , , , , , ,