O que fazer em Cancun em 12 dias, México

 Post atualizado em 05 de fevereiro de 2019
O que fazer em Cancun, México


O que fazer em Cancun, México

Por Daniela Almeida


Já ouviu falar que Cancun é um paraíso na terra? Nós já e tivemos a oportunidade de conhecer este paraíso de pertinho.

E podemos falar? Que lugar maravilhoso e inesquecível. Confira todos os detalhes de como foi essa viagem incrível e anote todas as dicas sobre o que fazer em Cancun.

Receba nossas atualizações

(Não se esqueça que é preciso confirmar a inscrição para receber nossos e-mails)

Quando começou nossa viagem para Cancun

Embora nossa viagem estivesse marcada para 13 de janeiro de 2014, começamos a “viajar” ainda no mês de setembro, quando decidimos o nosso destino: Cancun - México.

Primeiro passo: providenciar o passaporte, uma vez que para ir a Cancun é exigido passaporte com validade mínima de seis meses. Ah, não é preciso emitir o visto!!!! Ele foi abolido no primeiro semestre de 2013.

Para o passaporte, fizemos o pedido pela internet no site da Policia Federal, pagamos a taxa e agendamos a data para comparecer ao posto (para saber todos os detalhes de como emitir seu passaporte, basta acessar esse post com tudo explicadinho). 

Importante ler também:
 Como reservar hospedagem sem complicação.
➤ Como comprar passagens aéreas baratas
➤ Prefere pacotes de viagem? Saiba como escolher corretamente o seu aqui.
➤ Será que preciso de Seguro Viagem? Saiba como escolher o melhor e contrate o seu
➤ Como contratar transfer e comprar ingressos no Brasil e no exterior sem sair de casa.
➤ Saiba o passo a passo para alugar um carro.
➤ Saiba como navegar na internet pelo celular em 210 países.


Como emitir passaporte
Como emitir passaporte


No dia combinado, em outubro, lá fomos nós (eu, "mamis" e Danubia) para Belo Horizonte, até o posto do UAI, na Praça Sete. O atendimento foi tranquilo e não demorou muito. A retirada do documento pronto também não demorou. Foram apenas 11 dias úteis (isso em 2013, né).

No mesmo dia, também fomos ao posto de atendimento ao viajante para pegar o Certificado Internacional de Vacina. Também muito rápido. É só levar a carteira de vacina com os documentos. 

Se ainda não tiver sido imunizado contra a febre amarela, você pode fazer isso no mesmo dia. Mas é preciso que seja feito em até 10 dias antes da viagem. (Calma, para ir até Cancun não é exigida a vacina contra a febre amarela, mas em todo caso, quisemos deixar tudo pronto para eventuais futuras viagens internacionais! Rs.


| Como tirar a Carteira Internacional de Vacinação contra febre amarela

Seguro Viagem com 10% de desconto 

Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa. Faça sua cotação e escolha a seguradora que melhor se adéqua ao seu perfil. Na Seguros Promo, leitor do D&D tem 10% de desconto: 5% na contratação com o cupom DEDMUNDOAFORA5 + 5% pagando no boleto. Se preferir, ainda pode pagar em até 12x no cartão de crédito.


Passagens e hotel - onde ficar e o que fazer em Cancun, México

A compra das passagens e reservas de hotéis aconteceram mesmo antes dos passaportes terem chegado. Entrei no site da Decolar e, durante vários dias, fiquei observando os preços das passagens, que variavam até mesmo no mesmo dia. Também pesquisei muuuiiiittoooo as opiniões sobre os hotéis.

Quando consegui bom preço nas passagens, fechei o pacote. Também pesquisei muito os sites e blogs de viagens para coletar dicas de passeios, clima, etc. 

Ah, como comprei as passagens, mas ainda não tinha os números dos passaportes, quando estes chegaram, liguei para Decolar e pedi para fazer a alteração, trocando o número do RG para o passaporte. E foi tudo muito tranquilo.

O hotel também foi reservado pelo site da Decolar. Nós compramos na opção pacotes (desse jeito fica mais barato, pois vários hotéis dão descontos), escolhendo por datas e não por mês (nos meses, eles te oferecem pacotes fechados, com datas, voos e hotéis pré-estabelecidos). Na opção por data, você escolhe o dia, horários, etc. E o preço cai muito desse jeito.  

Hotel ou resort - Uma das dicas que mais li na internet foi que em Cancun não se deve ficar em resorts all inclusive. Por quê? O local tem inúmeras opções de passeios e você fica fora do hotel o dia todo. Diferente de Punta Cana, por exemplo, que não tem passeios externos (nunca fui para lá, mas li isso várias vezes nos blogs de viagens). 

Como nossa intenção era fazer os passeios, mas também aproveitar as maravilhas desses resorts, resolvemos dividir:

➠ Ficamos seis dias em um hotel com a diária mais baixa que encontramos - Hotel Soberanis, na avenida Cobá, no centro de Cancun. O hotel oferecia apenas café da manhã – que era melhor dizer que não tinha, pois só podíamos escolher entre duas opções: café com suco e dois pães pequenininhos doces ou leite com cereal e os danados dos pães. 

➠ Nos outros cinco dias, ficamos no esperado e sonhado resort com tudo incluído: Grand Park Royal Cancun
| Onde ficar em Cancun - 20 opções de hotéis.

As melhores hospedagens com os menores preços

Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts em Cancun? Faça sua pesquisa no Booking e no Hotéis.com. Nos dois buscadores, você encontra as melhores opções, com os menores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

onde ficar em Cancun, México
Quartos do Soberanis e do Grand Park Royal Cancun - onde ficar e o que fazer em Cancun, México

Com esta divisão, 11 dias em Cancun ficaram mais baratos do que viajar para várias cidades do Brasil. Mesmo que tenha sido no mês de janeiro (inverno em Cancun), considerado alta temporada na cidade.

Pronto! De passaportes nas mãos, passagens e reservas feitas, bastava aguardar a chegada do grande dia. Minha segunda viagem internacional com minha irmã (a nossa primeira viagem foi para o Peru: Cusco e Machu Picchu, em 2012, com alguns amigos) e a primeira, inclusive de avião, de mamis.


Internet ilimitada em mais de 140 países

Viaje para 210 países com plano de dados ilimitados da EasySim4u. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem. E ainda tem frete grátis usando o cupom RBBVGRATIS.

O grande dia: rumo a Cancun, México

O grande dia chegou. Saímos às 6 horas da manhã de minha cidade rumo ao Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. O voo (todos da LAN em parceria com a TAM nos trechos nacionais) saiu por volta das 11:30 para São Paulo, em Guarulhos. Lá, ficamos até às 20:30, aguardando o voo para o Peru (de novo, rs). 

Já no Peru, tivemos que aguardar por mais nove horas para embarcar rumo a Cancun: foram 5 horas de SP ao Peru e 5 horas e meia do Peru para Cancun. Tivemos que dormir no aeroporto de Lima. 

Durante toda a noite, a gente dormia, acordava, andava um pouco, dormia de novo, acordava... Ficamos assim até chegar a hora de embarcar. Em Cancun eram quatro horas a menos do que no Brasil por conta do horário de verão (no horário normal, são três horas).
APROVEITE: GARANTA AQUI seus ingressos, passeios e tours em Cancun e arredores.
Dormindo no aeroporto de Lima, Peru
Dormindo no aeroporto de Lima, Peru - o que fazer em Cancun

Descontos nos passeios já no aeroporto - o que fazer em Cancun, México

Chegamos a Cancun às 14 horas no horário local. Assim que desembarcamos no aeroporto, ficamos de olho nos representantes dos resorts que poderiam nos oferecer pacotes de passeios. (Li na internet que várias pessoas te abordam na saída dos voos, oferecendo descontos, almoços grátis, etc). E foi o que aconteceu. Ao lado esquerdo de quem está saindo, fomos abordadas por uma representante do resort Moon Palace e fechamos um pacote com eles. 
| Veja nosso review sobre o resort Moon Palace

Um pacote com três passeios nos custou 110 dólares por pessoa (pelas minhas pesquisas iniciais, a gente pagaria este valor por apenas um passeio. Ou seja, valeu muito a pena). 

Fechamos com eles, inicialmente: Xcaret (com almoço, que custaria mais de 140 dólares por pessoa), Chichén Itzá e Tulum. Tudo por 110 dólares. Também fechamos Xel Há all inclusive por 75 dólares (preço normal: 107 dólares). 

Tudo isso apenas para que fôssemos conhecer o resort no dia seguinte e ouvir a proposta para ser sócio de um pacote de viagens. E com café ou almoço grátis e o táxi de ida e volta até nosso hotel. Amamos, é claro, pois ainda economizaríamos no almoço do dia seguinte (kk)!!!!!


Nossa chegada - o que fazer em Cancun, México

Chegamos ao hotel Soberanis por volta das 4 horas da tarde. Em Cancun, às 6 horas já está escuro e, no dia, ainda estava chovendo. Resultado: com fome, chuva, escuro, sem conhecer nada do local e sem entender muito bem a língua, saímos (sem sobrinha, rs) para procurar um lugar para comer. Mais precisamente, um Mc’Donalds, uma vez que temos muito receio de comer o que não conhecemos. 

Onde ficar em Cancun, México - Hotel Soberanis
Onde ficar e o que fazer em Cancun, México - Hotel Soberanis

Perguntamos para muita gente e ninguém nos dizia onde era. Paramos no Burger King, mas não aceitava dólar (e nós não trocamos o dólar por peso. Por isso, uma dica: troque os dólares assim que chegar, pois mesmo pagando em dólar, o troco é em peso e, desse jeito, saímos no prejuízo). 

Paramos no Subway e as condições locais não nos agradaram. Paramos, então, em um restaurante e fomos jantar. Eu e Danubia gostamos muito. Mamis, como sempre, não. Ela pediu um pão (lá, a palavra pão serve apenas para pão doce. Demoramos para entender que o pão de sal – ou o que mais se parece com ele – é o "Bolijo". Não sei como se escreve, mas a sonoridade que conseguimos entender foi essa kkk). 

Cancun México
Nossa primeira refeição em terras mexicanas. À esquerda, três sabores da "Água Fresca", bebida tradicional


Pronto. De volta ao hotel, por volta das 8 horas da noite, fomos descansar para iniciar, realmente, nosso mergulho na cidade dos Maias.

1º dia - o que fazer em Cancun, México

Em nosso primeiro dia em terras mexicanas, acordamos cedinho e fomos tomar café. Como falei acima, é melhor dizer que não tinha café (kk). De toda forma, o hotel é muito limpo, agradável e muito barato (seis dias e cinco noites nos custaram, na época, apenas 480 reais). 

O ponto de ônibus fica exatamente em frente ao hotel. Pegamos o R2 com destino ao famoso Mercado 28, com centenas de pequenas lojas com diversos produtos típicos. O paraíso das lembrancinhas. Só que o ônibus não nos deixou perto do Mercado 28. Ainda tivemos que andar um pouco (era melhor ter ido a pé, pois o ônibus circulou por cerca de alguns metros e ainda nos cobrou 1 dólar por pessoa). Enquanto íamos até o Mercado 28, paramos em algumas lojinhas. Mas os preços estavam bem mais caros.

No Mercado 28, nós compramos muitas coisas. E pechinchamos muito também. Um porta-retrato que custava, inicialmente, 10 dólares, ficou por 4. Compramos 11 (kk). Compramos velas com calendários maias, tequileiros e bolsas. Só não compramos mais, pois ainda precisávamos ir até o Moon Palace.

O que fazer em Canun, México - Mercado 28 e lojinhas
O que fazer em Cancun, México - Mercado 28 e lojinhas


Quando eram 11 horas, pegamos um táxi (pago pelo Moon Palace) e fomos conhecer o resort e o tal plano.


Moon Palace - onde ficar e o que fazer em Cancun, México

Antes de entrar no hall do resort, já fomos surpreendidas. Porque o local é simplesmente M A R A V I L H O S O. Um luxo. 

Onde ficar em Cancun, México - Resort Moon Palace
Onde ficar e o que fazer em Cancun, México - Resort Moon Palace

Fomos recepcionadas por um rapaz, de Porto Alegre, que estava trabalhando no resort há apenas um mês. Ele nos levou para almoçar e, em seguida, nos apresentou o hotel e o tal pacote: 55 mil dólares para fazer não sei quantas viagens, durante 25 anos. No final, após muita insistência e contas de todos os tipos, esse valor caiu para quatro mil dólares, mas, mesmo assim, não quisemos fechar.

Onde ficar em Cancun, México - Resort Moon Palace
Onde ficar e o que fazer em Cancun, México - Resort Moon Palace

Depois de conhecer o pacote de viagens do Moon Palace, retornamos para o centro de Cancun por volta das 17 horas e paramos no Shopping Plaza Las Américas. De lá, com um táxi que nos custou 4 dólares (por alguns metros), chegamos ao hotel Soberanis.

Onde ficar em Cancun, México - Resort Moon Palace
Conhecendo um dos "quartinhos" do resort - Onde ficar e o que fazer em Cancun, México - Resort Moon Palace

Roteiro - o que fazer em Cancun, México

Ainda no resort, após conhecer o plano para ser sócio, fomos comprar, oficialmente, os passeios contratados no aeroporto. Na hora, fizemos uma alteração: tiramos Tulum, pois nossa intenção era fazer este passeio junto com Cobá (e nós compramos este combo no Mercado 28 por 50 dólares – na internet estava por 69 dólares). 

Então, por 110 dólares, optamos por Xcaret, Chichen Itza e um dia inteiro all inclusive no Resort Moon Palace, pois, além de desfrutar daquele paraíso, ainda teríamos a oportunidade de nadar com golfinhos pelo preço de 30 dólares (isso mesmo!). Muito barato. 

➤ Onde nadar com golfinhos em Cancun

Pacotes fechados, nosso roteiro ficou organizado desta maneira: um Day Pass all inclusive no Moon Palace com golfinho + Chichen Itza e Valladolid + Xel Há all inclusive + Xcaret Plus (com almoço) + Tulum e Cobá. Nessa ordem. E tudo isso ficou por 265 dólares por pessoa (mamis não fez nado com golfinho). 

Pela nossa primeira avaliação, ainda no Brasil, faríamos apenas quatro passeios, sem golfinho, por quase 400 dólares. Ou seja, vale a pena ser abordado no aeroporto e pechinchar muito.

2ª dia - o que fazer em Cancun, México

Mais uma vez, acordamos por volta das 6 horas e nem tomamos café. Pegamos um táxi até o Moon Palace para iniciar o nosso Day Pass

Ficamos lá até às 18 horas e aproveitamos, praticamente, tudo. Tomamos café digno de rainhas, nadamos com golfinhos (veja onde nadar com Golfinhos em Cancun), compramos fotos, álbuns e tudo que a gente tinha direito. (Curiosidade sobre os golfinhos: os golfinhos trocam de pele a cada 2 horas, por isso possuem aquela pele lisinha, tipo emborrachada. Legal, né? Foi o instrutor quem nos contou isso, durante a atividade). 
➠ Atualização - pelo que apuramos em março de 2018, o nado com golfinho não está mais disponível no resort.
Tiramos centenas de fotos (para variar); "surfei” (ou melhor fui jogada, rsrs) na piscina de surf e ainda tivemos a oportunidade de usufruir, por 30 minutos, de um dos quartos para tomar banho e trocar de roupa. Almoçamos, jantamos, comemos de novo. Uma maravilha. Um paraíso todo feito de mármore e tudo que há do bom e do melhor. 

Hotel Moon Palace Cancun México
Onde ficar e o que fazer em Cancun, México - Resort Moon Palace

Gostou de todas as dicas com o que fazer em Cancun? Então continue aqui no D&D Mundo Afora.

Nos próximos posts vamos contar como foi cada um dos nossos passeios por Chichen Itza, Xel-Há, Xcaret, Tulum e Cobá e também os cinco dias de total descanso no resort all inclusive. Tudo que nós merecemos, né!
| Dica extra: para quem vai chegar a Cancun de navio, vale a dica do blog Viagem que Sonhamos sobre o que fazer durante a parada do cruzeiro em Cozumel.
O que fazer em Cancun, México
O que fazer em Cancun, México


_________________________________________________________________________________
Buscando hotéis em Cancun, no México? Hotéis em CANCUN. Faça sua reserva aqui. No Booking, você sempre encontra os melhores hotéis com os melhores preços.


Marcadores: , , , , , , , , , , , ,