- Aumento no valor da taxa (novo passaporte brasileiro)
O valor pago para a emissão do documento também sofreu alteração. De R$ 156,07 passou para R$ 257,25, mais de cem reais de aumento (65% de reajuste).
- Rapidez na verificação de autenticidade do passaporte (novo passaporte brasileiro)
Além disso, o Brasil passou a fazer parte do Diretório de Chaves Públicas da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO). Com essa medida, a verificação da autenticidade do passaporte nos postos de imigração do exterior será mais rápida e segura para os viajantes.
- Novo visual (novo passaporte brasileiro)
Outra alteração foi no visual do novo documento, que agora é impresso com cinco estrelas, representando o Cruzeiro do Sul e os cinco países membros do Mercosul (Brasil, Paraguai, Argentina, Venezuela e Uruguai). O material também recebeu modificações para aumentar a durabilidade do documento.
Apesar das mudanças, quem tem o passaporte antigo, ainda dentro da validade, pode utilizá-lo sem problemas. A troca pelo novo modelo só será feita na data de renovação do documento.
- Novos dados (novo passaporte brasileiro)
Desde o ano passado, o passaporte brasileiro já vinha recebendo algumas alterações. Entre elas, traz uma autorização automática, permitindo que crianças e adolescentes possam viajar sozinhos ou com apenas um dos pais.
Além disso, a filiação do passageiro também passou a fazer parte dos dados impressos no passaporte, dispensando a apresentação de outro documento na hora do embarque do menor.
Como tirar o passaporte (novo passaporte brasileiro)
Os procedimentos para tirar o passaporte não são difíceis. Porém, eles são burocráticos e exigem atenção. Veja o que é necessário:
- conferir e separar a documentação necessária;
- preencher o formulário com seus dados pessoais (eles serão checados no posto de atendimento);