Post atualizado em 21 de janeiro de 2020
Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte, Minas Gerais - história do trabalho no Brasil
Por Daniela Almeida
Tropeiros, comerciantes, barbeiros, ourives, tecelãs, fotógrafos, agricultores, sapateiros, ambulantes. Quantos ofícios foram as primeiras ocupações dos trabalhadores brasileiros depois que o país foi "descoberto" pelos portugueses, em 1500. E quantas histórias guardam cada uma dessas profissões, que sofreram mudanças e adaptações ao longo dos anos!!!
Receba nossas atualizações
Aproveite para ler também:
Há uns 200 anos, os barbeiros também cuidavam da saúde dos dentes. Os tropeiros eram os responsáveis por abastecer as cidades por onde passavam. Às vezes, uma mercadoria demorava cerca de 60 dias para ser transportada entre Minas Gerais e São Paulo, por exemplo, pois eram carregadas nos lombos de burros e mulas pelas estradas do país.
E os lambes-lambes (atuais fotógrafos) que precisavam lamber o papel fotográfico para saber qual era o lado certo - daí a origem do nome lambe-lambe. E as bruacas? Você sabe o que eram as bruacas? Eram bolsas de couro cru, carregadas pelos tropeiros, durante as viagens. E os boticários, que faziam e vendiam os remédios em casa. Quantas coisas curiosas, né!
 |
Ofício do Transporte - objetos utilizados pelos tropeiros - Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte - o trabalho no Brasil |
As melhores hospedagens com os menores preços
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking e no Hotéis.com. Nos dois buscadores, você encontra as melhores opções, com os menores preços,
não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
Pois bem! Essas e outras tantas histórias e curiosidades sobre as profissões podem ser conhecidas, durante uma visita ao Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte.
Eu estive no MAO em junho de 2015, acompanhando um grupo de alunos do Colégio Municipal Afonso Pena (Comap), de Santa Bárbara, Minas Gerais.
 |
Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte - o trabalho no Brasil |
Alugue um carro e tenha liberdade
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.
O
Museu, idealizado por Angela Gutierrez para contar um pouco da evolução das artes e dos ofícios brasileiros, reúne um acervo com cerca de 2400 peças originais dos séculos XVIII ao XX. São ferramentas, utensílios, máquinas, instrumentos e objetos que recontam a história do trabalho antes da era industrial no país - em torno de 200 anos atrás.
 |
Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte - o trabalho no Brasil |
Durante a visita guiada, que dura em torno de 1 hora e 30 minutos, os guias vão explicando a função de cada peça, contando a história dos objetos, relembrando fatos históricos e fazendo analogias com a atualidade.
No
Museu, o visitante pode encontrar as peças divididas pelas categorias dos ofícios: Ofícios do Transporte, do Ambulante, do Comércio, da Proteção do Viajante, do Fogo, da Cerâmica, da Lapidação e Ourivesaria, da Terra, da Mineração, da Madeira, do Couro, da Conservação e Transformação dos Alimentos, do Fio e Tecido, e o Jardim das Energias.
 |
Mapa retirado do site do Museu de Artes e Ofício de Belo Horizonte |
A coleção disponível no museu teve início há cerca de 50 anos, quando o pai de Angela, Flávio Gutierrez, começou a colecionar diversas peças que simbolizavam os vários tipos de trabalhos desenvolvidos pelo homem.
 |
Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte - o trabalho no Brasil |
Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte
Marcadores: América do Sul, Belo Horizonte, Brasil, Destino RBBV, Minas Gerais, Museu, Museu de Artes e Ofícios