Peru: City tour Vale Sagrado - Pisac e Ollantaytambo

Post atualizado em 21 de janeiro de 2020
Pisac, Vale Sagrado - Peru - City tour Vale Sagrado

Peru - City tour Vale Sagrado - Pisac e Ollantaytambo

Por Daniela Almeida

Em agosto de 2012, o D&D Mundo Afora esteve no Peru, visitando alguns sítios arqueológicos. Você pode conferir os posts na página sobre o Peru. No primeiro dia, conhecemos Cusco. No segundo, fizemos o city tour nas ruínas de Sacsayuaman, Q'enco e Tambomachay e na Catedral do Sol.

Receba nossas atualizações

(Não se esqueça que é preciso confirmar a inscrição para receber nossos e-mails)

Já no terceiro dia, visitamos os povoados de Pisac e Ollantaytambo, que fazem parte do Vale Sagrado, cortado pelo rio Urubamba.

O Vale Sagrado, na verdade, compreende diversos povoados. Além de Pisac e Ollantaytambo, fazem parte dele as ruínas de Sacsayuaman e Tambomachay, Kenko, Machay, Maras, Chinchero e Urubamba.

Aproveite para ler também:
 Como reservar hospedagem sem complicação.
➤ Como comprar passagens aéreas baratas
➤ Prefere pacotes de viagem? Saiba como escolher corretamente o seu aqui.
➤ Será que preciso de Seguro Viagem? Saiba como escolher o melhor e contrate o seu
➤ Como contratar transfer e comprar ingressos no Brasil e no exterior sem sair de casa.
➤ Saiba o passo a passo para alugar um carro.
➤ Saiba como navegar na internet pelo celular em 210 países.



Pisac - City Tour Vale Sagrado

Nossa primeira parada foi no Parque Arqueológico Nacional de Pisac, localizado a 33 quilômetros de Cusco. Com quatro quilômetros de extensão, era uma antiga cidade inca, com bairros, torres, praças, templos, palácios e até observatório astronômico (Templo do Sol).

A comunidade também abrigava um dos maiores cemitérios incas já descobertos. Todas as múmias e seus objetos ali depositados, porém, foram saqueados.

Além disso, os povos incas tinham muita habilidade no setor agrícola. Esses "degraus" da foto abaixo eram os espaços para a plantação.

Internet ilimitada em 210 países

Viaje para 210 países com plano de dados ilimitados da EasySim4u. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem. E você ainda pode escolher: frete grátis usando o cupom RBBVGRATIS ou ganhar 10% de desconto com o cupom DDMUNDOAFORA10.


Setor agrícola de Pisac - Peru - City tour Vale Sagrado
Setor agrícola de Pisac - Peru - City tour Vale Sagrado

Antigo cemitério inca de Pisac - Peru - City tour Vale Sagrado
Antigo cemitério inca de Pisac - Peru - City tour Vale Sagrado

Seguro Viagem com 10% de desconto 

Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa. Faça sua cotação e escolha a seguradora que melhor se adéqua ao seu perfil. Na Seguros Promo, leitor do D&D tem 10% de desconto: 5% na contratação com o cupom DEDMUNDOAFORA5 + 5% pagando no boleto. Se preferir, ainda pode pagar em até 12x no cartão de crédito.

Peru - City tour Vale Sagrado - Pisac
Peru - City tour Vale Sagrado - Pisac 

Em seguida, fizemos uma paradinha no mercado artesanal Inkag Samanan. O mercado é formado por dezenas de barracas, onde são vendidos produtos típicos, como roupas, bolsas, tapetes, chapéus, brincos, entre outros.

Mercado Inkaq Samanan - Peru - City tour Vale Sagrado
Mercado Inkaq Samanan - Peru - City tour Vale Sagrado 

Do mercado, seguimos para a famosa Feira de Pisac. Mas, no caminho, paramos no Mirador Taray, de onde é possível ter uma visão maravilhosa do Vale Sagrado e do rio Urubamba, que corta a região. 


As melhores hospedagens com os menores preços

Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking e no Hotéis.com. Nos dois buscadores, você encontra as melhores opções, com os menores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.



Mirador Taray - Peru - City tour Vale Sagrado
Mirador Taray - Peru - City tour Vale Sagrado 

Mirador Taray - Peru - City tour Vale Sagrado
Mirador Taray - Peru - City tour Vale Sagrado 


Já na Feira de Pisac, tivemos um tempo para circular por entre corredores e mais corredores repletos de barracas e produtos típicos, pratas, joias, artesanatos, roupas, tecidos de lãs de alpacas e lhamas, enfeites, entre outros itens peruanos. 

Um dos momentos interessantes do passeio é poder acompanhar de perto a fabricação de joias de prata.

Feira de Pisac - Peru - City tour Vale Sagrado
Feira de Pisac - Peru - City tour Vale Sagrado 

Embora os preços por lá não sejam nada baratos, nós fizemos ótimos negócios. Gostei de uma almofada e um álbum de fotografias e os dois davam 40 soles. Como eu disse que não ia comprar, a vendedora me perguntou quanto eu pagaria. Eu disse 20 soles e ela tentou aumentar. Mas como eu disse que não tinha mais dinheiro, ela deixou pelos 20 soles e ainda me agradeceu por ter feito negócio com ela.

Então, a dica é pechinchar sempre!!!!

Ollantaytambo - City Tour Vale Sagrado

Depois da Feira de Pisac, seguimos para Ollantaytambo. Primeiro, nós paramos para almoçar (o almoço estava incluído no city tour contratado). A comida, aliás, estava deliciosa. Tinham várias opções tanto de pratos peruanos, quanto internacionais, como saladas, carnes e sobremesas.

Restaurante em Ollantaytambo - Peru - City tour Vale Sagrado
Restaurante em Ollantaytambo - Peru - City tour Vale Sagrado

Um fato curioso aconteceu neste almoço. Como disse, a comida estava incluída, mas as bebidas, não (os preços das bebidas eram bem "salgados'). Quando já estávamos na van para ir embora, um garçom do restaurante veio correndo, literalmente, e entrou no veículo para cobrar um cliente que não tinha pagado a bebida, pois achava que ela estava incluída! Foi uma situação inusitada e engraçada pelo jeito como o garçom entrou no veículo!

Restaurante em Ollantaytambo - Peru - City tour Vale Sagrado
Restaurante em Ollantaytambo - Peru - City tour Vale Sagrado

Restaurante em Ollantaytambo - Peru - City tour Vale Sagrado
Restaurante em Ollantaytambo - Peru - City tour Vale Sagrado

Logo após o almoço, seguimos para o Parque Arqueológico de Ollantaytambo. O povoado é o único construído na era inca que ainda é habitado. Está a 90 quilômetros de Cuzco, na província de Urubamba, a 2972 metros de altitude e possui 600 hectares.

Assim como outros monumentos, o que mais impressiona em Ollantaytambo é o encaixe perfeito de cada uma daquelas pedras. Um mistério e uma obra arquitetônica espetacular.

Uma curiosidade é a origem do nome. Ele surgiu a partir de uma peça teatral: o protagonista se chamava general Ollanta e o lugar onde a peça era apresentada, Tambo. A junção deu origem ao nome desta cidade peruana.

Parque Arqueológico de Ollantaytambo - Peru - City tour Vale Sagrado
Parque Arqueológico de Ollantaytambo - Peru - City tour Vale Sagrado
Parque Arqueológico de Ollantaytambo - Peru - City tour Vale Sagrado
Parque Arqueológico de Ollantaytambo - Peru - City tour Vale Sagrado

Parque Arqueológico de Ollantaytambo - Peru - City tour Vale Sagrado
Parque Arqueológico de Ollantaytambo - Peru - City tour Vale Sagrado


No final da tarde, seguimos a pé até a estação de trem rumo a Águas Calientes. Fomos no trem Expedition, que é o mais barato. Durante a viagem (cerca de 1:30 hora), foi servido apenas café puro (que pobreza kkkkk!).

No caminho até a estação de trem de Ollantaytambo - uma espécie de táxi do Peru - Peru - City tour Vale Sagrado
No caminho até a estação de trem de Ollantaytambo - uma espécie de táxi do Peru - Peru - City tour Vale Sagrado

Trem Expedition em Ollantaytambo - Peru - City tour Vale Sagrado
Trem Expedition em Ollantaytambo - Peru - City tour Vale Sagrado


Águas Calientes ou Machu Picchu Pueblo é a "porta de entrada" para Machu Picchu (passeio que fizemos no 3º dia do city tour).

Águas Calientes - Peru - City tour Vale Sagrado
Águas Calientes - Peru - City tour Vale Sagrado

Chegamos à Estação à noite e o simpático guia Darci (que já não trabalha mais lá, segundo informações da Machu Picchu Brasil) já nos esperava.

O local de desembarque não é bonito. Aliás, Águas Calientes é bem feia. Para chegar ao hotel Inka Town, passamos no meio de umas barracas fechadas e ficamos até com um pouco de medo. Nosso hotel também não era lá essas coisas! Ele fica atrás da estação de trem.
Confira nossa avaliação sobre o Hotel Inka Town.

Onde ficar em Águas Calientes - Peru - Hotel Inka Town
Onde ficar em Águas Calientes - Peru - Hotel Inka Town

Onde ficar em Águas Calientes - Peru - Hotel Inka Town
Onde ficar em Águas Calientes - Peru - Hotel Inka Town


Depois de acomodados, pedimos orientação ao recepcionista do hotel para nos indicar um local para comer, finalizando nosso dia de city tour no Vale Sagrado. A indicação foi uma pizzaria que era horrível (não lembro o nome e nem consigo explicar como chegar até lá kk).


Todos os detalhes desta viagem ao Peru, você confere nos posts abaixo:


_________________________________________________________________________________
Buscando hotéis em Ollantaytambo, no Peru? Hotéis em OLLANTAYTAMBO. Faça sua reserva aqui. No Booking, você sempre encontra os melhores hotéis com os melhores preços.


Marcadores: , , , , , , , ,