Post atualizado em 28 de janeiro de 2020
O que fazer em Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul
Por Daniela Almeida
De colonização alemã, Nova Petrópolis é uma charmosa cidade do Rio Grande do Sul, bem pertinho de Gramado. Apenas 35 quilômetros separam as duas cidades e, por isso, estando em uma, não deixe de reservar um dia para conhecer a outra.
Receba nossas atualizações
As melhores hospedagens com os menores preços
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking e no Hotéis.com. Nos dois buscadores, você encontra as melhores opções, com os menores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
Como sempre, o passeio começou cedo para dar tempo de aproveitarmos bem os atrativos. Como o tour era de compras, conhecemos vários locais para comprar em Gramado e em Nova Petrópolis, como Fábrica de Chocolate Prawer, Cristais de Gramado, Artesanato Noel, lojas de roupas e sapatos de couro, Galeria Imigrantes, Rosa Mosqueta, entre outros.
Mas neste post de hoje, vamos dar dicas de quais atrações conhecer em Nova Petrópolis. Embora eu e Danubia não estivéssemos em um bom dia, já que tínhamos passado mal a noite toda, deu para aproveitar bastante, na medida do possível, tudo que a cidade oferece.
O que fazer em Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul
- Parque Pedra do Silêncio
O primeiro local que visitamos na cidade foi o Parque Pedra do Silêncio. Inaugurado em 2014, o parque conta a história da colonização alemã por meio de esculturas de pedra.
Alugue um carro e tenha liberdade
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.
 |
O que fazer em Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul - Parque Pedra do Silêncio |
Ao todo, o parque conta com mais de 80 obras esculpidas em arenito pelos artistas Cristóvão Hellen, Rogério Bertoldo e Rodrigo Azevedo. Segundo informações no local, para produção das peças, foram utilizadas mais de 300 toneladas de pedras.
 |
O que fazer em Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul - Parque Pedra do Silêncio |
As esculturas estão espalhadas pelo parque, seguindo um roteiro que reproduz os costumes, as culturas e as tradições germânicas na cidade. Ao todo, são quatro espaços: Espaço dos Imigrantes; Profissões; Pioneiros; e Tradições e Culturas. Nesta última, foi construída uma escultura de cinco metros de altura, reproduzindo uma típica família de imigrantes.
 |
Escultura Família dos Imigrantes - O que fazer em Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul - Parque Pedra do Silêncio |
O parque é muito bonito. Vale a pena uma visitinha!!!
 |
O que fazer em Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul - Parque Pedra do Silêncio |
Parque Pedra do Silêncio
Funciona: de quinta a domingo - das 9 às 18 horas.
Endereço: Rua Emílio Dinnebier, 500 - Linha Brasil
Telefone: +55 54 9994-9995
- Parque Aldeia do Imigrante
Quase em frente ao centro comercial Galeria Imigrante - onde tem várias lojinhas, caixa eletrônico e restaurante - fica o Parque Aldeia do Imigrante.
O parque foi inaugurado em 1985 para preservar a história da colonização alemã no município. Para isso, todas as construções foram feitas em estilo enxaimel e divididas em duas alas: aldeia bávara e aldeia histórica, reproduzindo uma verdadeira colonia de imigrantes entre os anos 1870 e 1910.
|
O que fazer em Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul - Parque Aldeia do Imigrante |
O parque é muito bonito. Logo na entrada, já é possível admirar o pórtico da aldeia em estilo bávaro. Lá dentro, estão várias lojas de roupas e artesanatos, lagos, museu, capela, cervejaria, espaço para lanches e comidas típicas, jardins, escola comunitária, cemitério, entre outros.
 |
O que fazer em Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul - Parque Aldeia do Imigrante |
É interessante ver de perto como viviam os colonos alemães daquela época.
Quem quiser, ainda pode tirar fotos à moda antiga. É muito bacana. Nós fizemos uma foto assim lá no
Mundo a Vapor, em Canela.
 |
O que fazer em Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul - Parque Aldeia do Imigrante |
No total, o parque conta com dez hectares, sendo a maior parte de mata nativa.
Parque Aldeia do Imigrante
Funciona: de quinta a domingo - das 9 às 18 horas.
Endereço: Avenida XV de Novembro, 1966
Valor: R$ 5 (valor em janeiro de 2016)
Telefone: +55 54 3281-1254
- Praça das Flores
Outro lugar imperdível para conhecer lá em Nova Petrópolis é a Praça das Flores, um dos cartões-postais da cidade. Nós ficamos encantadas com a quantidade de flores no lugar.
 |
O que fazer em Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul - Praça das Flores |
Na verdade, o nome original é Praça da República. Dizem que a Prefeitura replanta as flores para que a praça fique sempre vistosa e florida o ano inteiro.
 |
O que fazer em Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul - Praça das Flores |
Praça das Flores
Funciona: todos os dias
Endereço: Rua XV de Novembro - Praça da República
Valor: acesso livre
- Labirinto Verde
Além de jardins maravilhosos, a Praça das Flores ainda conta com o Labirinto Verde. É um labirinto formado por 1700 mudas ciprestes de dois metros de altura. No total, são 26 metros de diâmetros. É muito divertido e até um pouco difícil chegar até o centro.
 |
O que fazer em Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul - Labirinto Verde |
Nós tentamos, mas, como estávamos com um
tour e não podíamos demorar, não deu tempo de chegar até o final. Mas é bem legal. Entra em uma ponta, chega ao final. Não tem saída. Volta para o começo. Tenta outra ponta. E assim vai, até chegar ao centro do labirinto.
 |
O que fazer em Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul - Labirinto Verde |
História:
Inaugurado em 1989, por sugestão do morador alemão Hans Hesse, o Labirinto está fixado em um local onde antes funcionava um campo de futebol.
Labirinto Verde
Funciona: todos os dias
Endereço: Rua XV de Novembro - Praça da República (Praça das Flores)
As integrantes do D&D Mundo Afora conheceram Nova Petrópolis, durante o tour de compras oferecido pela Brocker Turismo, em janeiro de 2016. Apesar disso, as informações, opiniões e avaliações relatadas em todos os posts sobre a viagem são inteiramente pessoais e refletem as reais experiências vivenciadas pelas integrantes do blog, sejam elas positivas ou negativas.
Marcadores: América do Sul, Brasil, Destino RBBV, Labirinto Verde, Nova Petrópolis, Parque Pedra do Silêncio, Rio Grande do Sul