O local, localizado em frente ao
Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as famosas e maravilhosas
Cataratas do Iguaçu, é considerado o
maior viveiro de araras da América do Sul. Também pudera, o espaço abriga centenas delas e ainda oferece ao visitante a possibilidade de tirar uma foto com uma
arara mansa no braço no passeio opcional
Backstage Experience.
Aproveite para ler também:
No passeio tradicional, você percorre trilhas (cerca de 1400 metros no total) por entre diversos viveiros. Tem tucano, papagaio, flamingo, urubu, garça, arara, coruja, gralha, sabiá, harpia, seriema, ararajuba (o parque abriga a maior colônia em exibição do mundo. A espécie está ameaçada de extinção), entre outras.
Cerca de 50% das aves do Parque foram resgatadas do tráfico e de maus tratos. Algumas chegaram doentes e machucadas. Avaliadas pelo Ibama como inaptas para o retorno à natureza, são acolhidas, tratadas e inseridas em ambientes que simulam seu
habitat natural. Em seguida, os profissionais, entre veterinários e biólogos, iniciam um trabalho para tentar a reprodução desses animais em cativeiro (mas com o mínimo de intervenção humana). E todo o esforço tem dado certo, uma vez que 43% das aves nasceram lá. É um trabalho muito bacana.
Um dos exemplos desse esforço em reproduzir o ambiente natural dos animais é feito com os flamingos. Olha só esta foto abaixo. Sabe para que serve esses espelhos ao fundo do viveiro? Para que os flamingos olhem e pensem que estão rodeados por milhares de outros "coleguinhas" de sua espécie. Como eles só se reproduzem em bando, isso faz com que a reprodução aconteça e seja a mais natural possível. Legal, né!!!
 |
Flamingos no Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná |
As melhores hospedagens com os menores preços
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking e no Hotéis.com. Nos dois buscadores, você encontra as melhores opções, com os menores preços,
não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
Além das aves, o Parque ainda tem um borboletário, repleto de borboletas (é claro!!!!), beija-flores e plantas maravilhosas. E um espaço para os répteis, como os jacarés, as tartarugas ou as temidas cobras. Dizem que lá elas são mansas. Será???? É bom não chegar muito perto!!!
 |
Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná |
 |
Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná |
Alugue um carro e tenha liberdade
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.
Como visitar o Parque das Aves de Foz do Iguaçu
Como falamos mais acima, é bom reservar, pelo menos, uma hora para conhecer o parque com calma. São vários viveiros, todos com plaquinhas de identificação, mostrando os nomes das aves, suas origens e algumas curiosidades. O parque é todo muito bem bem sinalizado.
 |
Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná |
Também não precisa de guia e a caminhada é muito tranquila, inclusive para pessoas com deficiência ou idosos, já que as trilhas são todas cimentadas e em condições para receber cadeiras de rodas, por exemplo. Além disso, é tudo muito limpo e bem-cuidado, mesmo nos espaços onde as aves estão soltas.
Viveiros - O parque é
dividido em viveiros, envoltos pelas milhares de árvores (parece que estamos, realmente, em uma floresta original).
A maior parte dos ambientes é fechada com grades ou protegida por cercas baixas, como o dos flamingos. É como em um zoológico comum, porém, parece que é menos traumático para os animais.
 |
Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná |
 |
Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná |
Além destes viveiros fechados, há outros três - chamados de viveiros de imersão - que fazem a alegria dos visitantes, uma vez que as aves ficam soltas e em contato direto com as pessoas.
Para entrar nestes três ambientes (viveiros floresta, pantanal e arara), é preciso passar por gaiolas de segurança para que os animais não escapem.
 |
Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná |
Lá dentro, as aves ficam à vontade. É uma experiência muito bacana. Dá para notar que elas já estão "acostumadas" com os olhares e os
flashes do público. Olha só a pose desse tucano para as nossas lentes!!!
 |
Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná |
Dos três "viveiros abertos", o que mais impressiona é o das
araras. Elas são lindas, muito coloridas, barulhentas (kk), mas muito dóceis.
Aliás, foi o lugar que mais gostamos e onde ficamos por mais tempo. É muito bacana estar tão pertinho de dezenas de araras, sobrevoando nossas cabeças. E elas passam tão pertinho, que é bom ficar esperto para não sair de lá com titica de arara na roupa ou nos cabelos. kkkkk.
 |
Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná |
E em meio às araras, este bichinho lindo ficou, o tempo todo, circulando por entre as pessoas, sem medo ou agressividade. Só observando!
 |
Mamis interagindo com as aves do Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná |
Depois de circular por entre os viveiros, aproveitar para fazer uma caminhada básica (oba, não precisamos caminhar tão cedo kk), fazer uma
selfie com o tucano (Danubia), tentar tocar no urubu (essa foi
mamis, kk) ou ficar vários minutos tentando fazer uma foto do beija-flor e não conseguir (eu!!!!), chegamos ao momento mais esperado:
fazer uma foto com a arara mansa no braço.
| Atualização - a foto com a arara mansa não está mais inclusa no passeio tradicional. Para ter essa experiência, é preciso fazer o tour Backstage Experience, realizado quando o parque está fechado. O passeio dura 1:30 hora e permite interação com as aves e outras espécies do parque.
 |
Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Paraná |
Porém, na ocasião de nossa visita, esse foi o momento mais esperado. Já tínhamos visto na internet dezenas de fotos de pessoas com as araras e, por isso, fizemos todo o passeio pensando nesta hora... Será que teremos coragem?
Para chegar próximo à ave, primeiro, era preciso entrar em uma fila básica. Era bem grande, mas até que andava rápido. No momento da foto, o tratador passava o animal do braço dele para o nosso. E ela era pesada, viu! Mas muito mansinha e fez pose o tempo todo para as câmeras.
 |
Araras mansas do Parque das Aves de Foz do Iguaçu (PR) |
Na ocasião, não era preciso pagar para fazer as fotos, pois elas eram feitas com as nossas próprias máquinas. Dava para tirar várias, mas não era bom demorar muito, afinal, dezenas de outras pessoas também queriam ter este privilégio.
E não se preocupe, achando que o bichinho vai se cansar quando chegar a sua vez. O espaço conta com várias delas, sendo revezadas entre as sessões fotográficas.
Estrutura - O parque foi inaugurado em 1994 e tem entre as atrações: viveiros pantanal, floresta e arara (com centenas de espécies características de cada ambiente, como garças e seriemas - do pantanal; ou tucanos e sabiás - da floresta), paraíso das ararajubas, covil dos répteis, refúgio das harpias, reino das borboletas, araras mansas, árvores da vida, casuar, cobras mansas e corujas.
Além disso, o parque ainda conta com restaurante, banheiros e lojinha de
souvenirs. Ah, outro serviço muito bacana oferecido ao visitante é o
Wifi gratuito! Dá para fazer diversas fotos e vídeos e compartilhar ao vivo com os amigos nas redes sociais.