Ele é imponente. E, com seus 72 metros de altura, foi o primeiro elevador urbano inaugurado no mundo, em 1863. Também é o mais alto desse tipo (na época da sua construção, tinha 63 metros). Sua principal função era e ainda é transportar a população soteropolitana da cidade baixa até a cidade alta.
Além de ser um meio mais rápido de transporte dos moradores, o
Elevador Lacerda também é o cartão-postal da capital baiana. E como não poderia deixar de ser, uma visitinha a ele também fez parte do nosso roteiro na cidade.
Aliás, o monumento leva o nome de seu criador, Antônio de Lacerda, o mesmo responsável pela implantação da primeira empresa de trens de Salvador -
Companhia de Transportes Urbanos.
Aproveite para ler também:
O Elevador Lacerda - o que fazer em Salvador
Na verdade, o Elevador Lacerda não tem nada de mais. É como qualquer outro elevador que existe por aí. O passeio, vamos dizer assim, é bem rápido. Não dura 25 segundos.
Nós pegamos uma pequena fila na entrada que fica na Praça Tomé de Souza (onde também está a Prefeitura, o Palácio Rio Branco e o Memorial Câmara), pagamos R$ 0,15 (valor em abril de 2017), descemos e chegamos na parte baixa.
➨ APROVEITE
Passeios, tours e transfer em Salvador, Praia do Forte, Mangue Seco, Morro de São Paulo e Ilha dos Frades.
 |
Praça Tomé de Souza em frente ao Elevador Lacerda e ao letreiro - O que fazer em Salvador |
 |
Parte interna do prédio do Elevador Lacerda - O que fazer em Salvador |
As melhores hospedagens com os menores preços
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking e no Hotéis.com. Nos dois buscadores, você encontra as melhores opções, com os menores preços,
não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
Quem vai com muita expectativa de visitar o cartão-postal mais famoso da cidade, porém, pode ficar um pouco frustrado, como nós ficamos, porque você entra, esperando ter uma visão privilegiada da Baía de Todos os Santos à frente.
Mas, não. As quatro cabines do Elevador, cada uma com capacidade para transportar quase 30 passageiros, não têm vista panorâmica. É totalmente fechado. Que desperdício!
 |
Parte interna do prédio do Elevador Lacerda - O que fazer em Salvador |
 |
Parte interna do prédio do Elevador Lacerda - O que fazer em Salvador |
Alugue um carro e tenha liberdade
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.
Quem quiser contemplar o visual, tem de ir para a parte alta, na Praça Tomé de Sousa. De lá, sim, a vista é espetacular, com o Elevador ao lado e a Baía e o Mercado Modelo abaixo.
Essa, aliás, é a foto tradicional de todo turista que visita Salvador pela primeira (segunda, terceira, quarta e outras) vez.
 |
Foto tradicional ao lado do Elevador Lacerda - O que fazer em Salvador |
 |
Foto tradicional ao lado do Elevador Lacerda - O que fazer em Salvador |
O pôr do sol visto de lá é lindo, embora a gente tenha chegado já no finalzinho, pois ficamos apreciando o também espetacular entardecer lá da Praça da Sé, em frente ao Monumento da Cruz Caída.
 |
Praça da Sé, em frente ao Monumento da Cruz Caída - o que fazer em Salvador |
À noite, o Elevador é todo iluminado e, aí, o interessante é estar na parte baixa para poder contemplá-lo. Aliás, foi com essa vista que nós encerramos nossa breve passagem por Salvador, depois de ter circulado pelos principais pontos turísticos da cidade durante toda a tarde.
 |
O que fazer em Salvador - Elevador Lacerda |
Atualmente, a estrutura, que tem 72 metros de altura, duas torres e quatro cabines, transporta 900 mil passageiros por mês (28 mil pessoas por dia).
Desafio da engenharia no século 19 - Para a construção do Elevador em Salvador, foi necessário fazer uma perfuração de dois túneis na rocha, sendo um na vertical (onde fica a primeira torre) e outro na horizontal, para dar acesso à rua.
Em 1930, o elevador parafuso, como era chamado, passou por uma reforma com a construção da segunda torre, ligada a primeira por uma passarela de 71 metros de vão (um desafio para a engenharia da época, no século 19), e ganhou o estilo art déco.
Em 1955, foi estatizado pela Prefeitura e, em 2006, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Elevador Lacerda de Salvador
Funciona: todos os dias - 24 horas
Endereço: Praça Municipal, s/n - Centro Histórico
Telefone: +55 71 3321-2697
NOSSOS PARCEIROS NESTA VIAGEM
_____________________________________________________________________________