Não tem como ir a Salvador e não conhecer de perto o Farol da Barra. Mesmo para quem nunca visitou a capital baiana, ele é superfamoso, pois é ali que tem início a festa mais popular do mundo: o carnaval baiano. A festa é exibida mundialmente pela televisão e, durante vários dias, o chamado circuito Barra-Ondina recebe as principais estrelas da música brasileira em cima dos trios-elétricos.
Receba nossas atualizações
Além disso, o Farol não passa desapercebido com seus 22 metros de altura. Está localizado dentro do Forte de Santo Antônio da Barra, monumento construído em 1534 que faz parte do patrimônio do Brasil. É tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Brasil por ser a primeira edificação militar do país.
O Forte existe mesmo antes da fundação de Salvador em 1949. A construção pertence à marinha brasileira e tinha por objetivo inicial proteger a Baía de Todos os Santos contra as invasões.
Nós não tivemos o privilégio de vistar o Forte por dentro, onde funciona o Museu Náutico da Bahia, porque o nosso tour pela capital baiana aconteceu em uma segunda-feira, dia que o atrativo não fica aberto.
Mas, por fora, deu para notar que o Farol, o segundo mais antigo de todo continente americano construído em 1698 (o primeiro é o do antigo Palácio de Friburgo, no Recife), é imponente e, realmente, um dos cartões-postais de Salvador.
Aproveite para ler também:
 |
O que fazer em Salvador - Forte de Santo Antônio da Barra |
➨ APROVEITE
Passeios, tours e transfer em Salvador, Praia do Forte, Mangue Seco, Morro de São Paulo e Ilha dos Frades.
Lá do alto da torre, onde fica a lente, e após subir quase 100 degraus na parte interna do Farol, é possível ter uma das vistas mais bonitas da Barra, um dos melhores bairros da capital.
Mas, mesmo embaixo, também dá para contemplar a praia e a Baía-de-Todos-os-Santos e se sentir privilegiado com tanta beleza. Aliás, a Praia ao redor é uma das mais frequentadas, principalmente, pelos surfistas que aproveitam as ondas fortes para praticarem o esporte.
 |
O que fazer em Salvador - Praia Farol da Barra |
 |
O que fazer em Salvador - Praia Farol da Barra |
 |
O que fazer em Salvador - Praia Farol da Barra |
As melhores hospedagens com os menores preços
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking e no Hotéis.com. Nos dois buscadores, você encontra as melhores opções, com os menores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
Orientação aos navegadores - Na ocasião em que foi construído, o Farol da Barra iluminava a Baía através de lampiões que eram alimentados com óleo de baleia e operado pelos faroleiros de forma manual. Somente no ano de 1937 é que ele foi modernizado e passou a utilizar a eletricidade para orientar os navegadores.
A luz do farol é ativada através de uma lâmpada de 1000 watts. Ligada todas as noites, ela alcança 70 quilômetros com a luz branca e 63, com a encarnada. A lente de cristal centenária fica girando e, como possui partes transparentes e partes encarnadas, fica piscando a cada cinco segundos.
 |
O que fazer em Salvador - Farol da Barra |
A necessidade de um farol surgiu no final do século XVII, em 1668. Na ocasião, um naufrágio na região matou cerca de 400 pessoas em um banco de areia de oito quilômetros de extensão ao sul da baía. Dentre os mortos, estava o general português Francisco Correa que ocuparia o cargo de Governador-Geral do Brasil.
O Farol da Barra só foi erguido 30 anos depois do acidente, em 1698, e, desde então, tem facilitado a navegação, garantindo a segurança das embarcações.
Forte de Santo Antônio e Museu Náutico da Bahia - o que fazer em Salvador
Antigamente uma construção militar para proteger a Baía dos invasores, hoje (desde 1975) o Forte de Santo Antônio da Barra abriga o Museu Náutico da Bahia. O museu conta um pouco da história da navegação e a evolução da ciência náutica.
 |
O que fazer em Salvador - Forte de Santo Antônio da Barra |
 |
O que fazer em Salvador - Museu Náutico da Bahia |
Alugue um carro e tenha liberdade
Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.
O museu expõe equipamentos, mapas, réplicas de embarcações e um rico acervo que mostra os costumes dos séculos XVI e XVII.
Vale a pena fazer a visita. Como estava fechado, este é mais um motivo para voltarmos a Salvador para incluir o Museu na nossa extensa lista de
museus imperdíveis no Brasil.
Museu Náutico
Funciona: de terça a domingo - das 9 às 18 horas
Endereço: Largo do Farol da Barra - s/n - Forte de Santo Antônio
NOSSOS PARCEIROS NESTA VIAGEM
_____________________________________________________________________________