Post atualizado em 11 de fevereiro de 2020
Seguro viagem marítimo: entenda como funciona
Por Daniela Almeida
Recentemente, eu, Danubia e
mamis fizemos nossa segunda
viagem de navio. Diferente da primeira vez, quando nosso destino foi o
litoral brasileiro (
roteiro: Santos-Mangaratiba-Búzios-Santos), agora, passamos
oito dias em um cruzeiro pelo Caribe, onde conhecemos
Curaçao, Bonaire, Aruba, Cólon (Panamá) e Cartagena das Índias (Colômbia).
Foi uma viagem incrível.
Receba nossas atualizações
E como fazemos em todas as nossas viagens, principalmente nas internacionais, saímos do Brasil já com nosso seguro viagem contratado. Só que a diferença é que, desta vez, nós selecionamos o seguro marítimo.
Aproveite para ler também:
➤ Como reservar hospedagem sem complicação.
➤ Como comprar passagens aéreas baratas.
➤ Prefere pacotes de viagem? Saiba como escolher corretamente o seu aqui.
➤ Será que preciso de Seguro Viagem? Saiba como escolher o melhor e contrate o seu.
➤ Como contratar transfer e comprar ingressos no Brasil e no exterior sem sair de casa.
➤ Saiba o passo a passo para alugar um carro.
➤ Saiba como navegar na internet pelo celular em 210 países.
Mas será que é necessário fazer um seguro diferente para viagens de navio? É mais caro? Qual a diferença para um seguro comum? Ele serve para ser usado em terra, durante a parada do navio?
As respostas para estas e outras dúvidas, nós vamos te dar agora. Confira!!!
Seguro Viagem com 10% de desconto
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa. Faça sua cotação e escolha a seguradora que melhor se adéqua ao seu perfil. Na Seguros Promo, leitor do D&D tem 10% de desconto: 5% na contratação com o cupom DEDMUNDOAFORA5 + 5% pagando no boleto. Se preferir, ainda pode pagar em até 12x no cartão de crédito.
➨ APROVEITE: RESERVE AQUI os melhores cruzeiros em todo o mundo.
Seguro viagem marítimo: entenda como funciona
- Vou fazer um cruzeiro, preciso de um seguro viagem diferente?
Antes de qualquer coisa, é importante saber que as regras do seguro viagem para cruzeiros, ainda que o roteiro seja dentro do Brasil, são as mesmas de uma viagem internacional.
Desta forma, é aconselhável optar por um seguro marítimo, pois ele já vai estar adaptado à realidade da viagem a bordo de um navio.
 |
Seguro viagem marítimo: como funciona |
- O seguro viagem marítimo é mais caro do que o comum?
Têm cruzeiros com vários períodos. O que a gente fez, por exemplo, durou oito dias. Para este caso, encontramos valores como R$95,92 com despesas médicas hospitalares de 35 mil dólares e R$138,08 com despesas de 55 mil Euros (ideal para viagens para Europa, onde é exigida apólice no valor de, no mínimo, 30 mil Euros para entrada).
Esses valores são, basicamente, os mesmos de uma viagem internacional.
 |
Seguro viagem marítimo: como funciona |
- Qual a diferença do seguro viagem marítimo para um seguro comum internacional?
Basicamente, a cobertura é a mesma do seguro aéreo ou terrestre. Ela inclui assistência médica e odontológica, fisioterapia, cobertura farmacêutica, traslado de corpo, extravio de bagagem, cancelamento ou interrupção de viagem, atrasos em voos, danos à mala, cobertura para gestante, entre outros, dependendo da seguradora e dos planos oferecidos.
Além disso, caso a viagem de navio seja para países da Europa, que fazem parte do Tratado de Schengen, o seguro marítimo também vai estar adaptado às exigências, entre elas, a de que a cobertura médica deva ser de, no mínimo, 30 mil euros. Por isso, na hora de escolher, verifique o valor especificado para esta despesa para saber se ele está adequado.
A única diferença entre eles é que no seguro marítimo é preciso pagar as despesas a bordo e pedir o reembolso depois, já que lá dentro não tem hospital, somente um médico de plantão.
No seguro comum, existe esta opção do reembolso, mas também é possível realizar o procedimento sem precisar pagar nada quando o estabelecimento hospitalar fizer parte da rede conveniada.
Além disso, no navio, o valor da restituição vai depender do limite para cobertura específica, de acordo com o que está estabelecido na apólice.
Planos diferenciados - Algumas seguradoras, porém, têm parcerias com companhias de cruzeiros e conseguem cobrir o atendimento sem que seja necessário pedir reembolso. É o caso da Assist Card com a Royall Caribbean. Se as despesas médicas derem até 500 dólares, a Assist cobre na hora.
Importante:
Caso precise de atendimento médico durante uma das paradas, por exemplo, o seguro marítimo funciona normalmente.
O mesmo vale para um seguro comum (internacional). Se precisar de atendimento dentro do navio, ele também poderá ser acionado. Porém, é preciso pagar primeiro e pedir o reembolso depois.
Por isso é tão importante saber escolher o melhor seguro.
Como escolher o melhor seguro viagem marítimo, aéreo ou terrestre
Não importa se a viagem é de navio, avião ou de ônibus/carro. Pensou em viajar, tem que contratar o seguro viagem, principalmente se for para o exterior, se estiver viajando com idosos, crianças ou gestantes ou se for praticar esportes radicais, como surf ou esqui na neve.
Nós sempre usamos o
site da Seguros Promo porque é muito fácil de pesquisar, de comparar e de comprar.
É só entrar no
site, escolher o destino e as datas de partida e chegada. Colocar seu nome e um contato telefônico e escolher entre as opções de seguradoras disponíveis.
Dá até para comparar entre as seguradoras para ver as diferenças e semelhanças entre os planos oferecidos. Isso ajuda a verificar qual está de acordo com o perfil da sua viagem e de suas possibilidades financeiras.
Marcadores: afiliados, cruzeiro, planejamento, seguro Viagem, seguro viagem marítimo, Seguros Promo, Viagem de navio