2 - Casinhas coloridas - o que fazer em Curaçao
Um dos cartões-postais de Curaçao é o conjunto de casinhas coloridas que fica na capital Willemstad, centro histórico declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1997.
As construções, erguidas com calcário e areia, possuem arquitetura holandesa e estampam dezenas de cores, como vermelho, laranja, azul, amarelo e verde. As suas cores, aliás, refletem a fama da população da ilha: uma das mais felizes do caribe!!!
Segundo nos contou a guia Kézia, as casas começaram a ser pintadas depois de uma lei promulgada em 1817 pelo governador holandês de Curaçao, Aruba e Bonaire, Albert Kikkert.
Para Kikkert, as fachadas pintadas de branco, como era o costume, refletia a luz do sol e isso causava dores de cabeça. Então, todas as casas tinham de ser pintadas com cores fortes e vibrantes.
 |
Casinhas coloridas de Curaçao - O que fazer em Curaçao |
Só que nesta história tem um detalhe que a Kézia também contou para a gente: o governador era, na verdade, dono da loja de tintas da cidade. Ou seja, ele queria mesmo era ganhar muitos florins, que é a moeda oficial da ilha, kk.
3 - Ponte móvel Rainha Emma - o que fazer em Curaçao
Construída em 1888 sobre a baía de Santa Ana para ligar os dois lados de Willemstad (Punda e Otrobanda), a ponte móvel Rainha Emma também é um atrativo de destaque para quem vai até Curaçao.
O seu diferencial é que ela é puxada por 16 barcos que fazem com que se abra para a passagem de navios e embarcações.
Assim como as demais pontes, ela recebe o nome de uma rainha neerlandesa.
 |
Ponte Móvel Rainha Emma - O que fazer em Curaçao |
 |
Famosa ponte Móvel Rainha Emma - O que fazer em Curaçao |
Internet ilimitada em 210 países
Viaje para 210 países com plano de dados ilimitados da EasySim4u. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem. E você ainda pode escolher: frete grátis usando o cupom RBBVGRATIS ou ganhar 10% de desconto com o cupom DDMUNDOAFORA10.
4 - Ponte Rainha Juliana - o que fazer em Curaçao
Uma das pontes mais altas do mundo com 56,4 metros acima do nível do mar e com três mil toneladas, a Ponte Rainha Juliana foi inaugurada no dia da Rainha em 30 de abril de 1974.
 |
Ponte Rainha Juliana - O que fazer em Curaçao |
Ela é larga, com quatro faixas, e, lá de cima, a vista é linda. Dá para ver um bom pedaço da capital de Curaçao.
Para quem tiver tempo, é possível entrar dentro da estrutura da ponte e ver a cidade abaixo através das janelinhas.
 |
Vista de Curação do alto da Ponte Rainha Juliana - O que fazer em Curaçao |
5 - Ponte Rainha Wilhelmina - o que fazer em Curaçao
Construída em 1928 como uma ponte móvel, faz a ligação entre os bairros Scharloo e Punda. Atualmente, a ponte é fixa, modificação realizada depois que a doca Waaigat foi destruída.
6 - Letreiros Curaçao e Dushi - o que fazer em Curaçao
Os dois letreiros Curaçao e Dushi também são atrativos de destaques na ilha. Eles ficam localizados na capital e é ponto de parada obrigatório para fotos.
 |
Letreiro Curação - O que fazer em Curaçao |
Por que um letreiro para a palavra em papiamento
dushi?
Porque ela é usada o tempo todo pelos moradores e representa tudo que é bom, gostoso, legal, bonito. Ou seja, tudo que a população é e deseja para seus visitantes.
 |
Letreiro Dushi - O que fazer em Curaçao |
7 - Rif Fort - o que fazer em Curaçao
Outro forte de Curação, o Rif foi construído em 1828 e fica em Otrobanda no centro histórico que é declarado Patrimônio Mundial pela Unesco. Hoje ele funciona como shopping. Tem lojinhas, restaurantes e bares.
 |
Rif Fort - O que fazer em Curaçao |
 |
Entrada do Rif Fort - o que fazer em Curaçao |
Funciona: todos os dias - a partir das 9 horas
Endereço: Baden Powelleg - Otrobanda
Telefone: +599 9 435-5000
Valor: gratuito
8 - Fábrica de licor Curaçao Blue - o que fazer em Curaçao
A bebida mais conhecida de Curaçao é o famoso Curaçao Blue. Por isso, uma das atividades que deve fazer parte do roteiro é a visita à fábrica do licor Landhuis Chobolobo, que funciona em uma mansão do século XIX.
 |
Licor Curaçao Blue - O que fazer em Curaçao |
Além de conhecer o modo de fabricação, é possível fazer degustações e comprar algumas garrafinhas para levar para casa.
As bebidas são produzidas em Curaçao desde 1896 e possuem vários sabores: de laranja que tem opções de cinco cores (azul, que é o original, vermelho, laranja, verde e transparente); de rum; de tamarindo; de café; de chocolate; e outros.
Funciona: de segunda a sexta - das 8 às 17 horas
Endereço: Salina Ariba - Boulevard Elias ra Moreno
Telefone: +599 9 864-0363
Valor: gratuito.
Tours guiados: entre 12,50 e 40 dólares, dependendo do tipo
9 - Blue Room Curaçao - o que fazer em Curaçao
Localizada na Playa de Santa Cruz, é uma caverna quase submersa acessada pelo mar, de barco. Sua água é muito azul, por isso recebe este nome. É considerada um dos melhores pontos de mergulho de Curaçao.
10 - Museu Judaico - o que fazer em Curaçao
Localizado em um prédio anexo à Sinagoga Mikvé israel-Emanuel, o museu conta com objetos religiosos e culturais utilizados pela comunidade judaica na ilha. Foi construído em 1970.
Uma das peças em exposição é uma réplica das lápides artísticas do Beit Chaim Bleinheim, o mais antigo cemitério judeu ainda em uso no Ocidente, localizado em Curaçao.
Funciona: de segunda a sexta - das 9 ás 16:30 horas
Endereço: Hanchi Snoa, 29
Telefone: +599 9 461-1067
Valor: 10 dólares (válido entrada também na sinagoga)
11 - Sinagoga Mikvé israel-Emanuel - o que fazer em Curaçao
É a mais antiga sinagoga sobrevivente das Américas. Está instalada em um prédio datado de 1730. Um das características que chama atenção é o piso coberto de areia que lembra a passagem de Moisés pelo deserto.
Também é uma homenagem aos primeiros colonos judeus que precisavam abafar os sons dos passos para não serem descobertos durante a Inquisição Espanhola.
Funciona: de segunda a sexta - das 9 ás 16:30 horas
Endereço: Hanchi Snoa, 29
Telefone: +599 9 461-1067
Valor: 10 dólares (válido também para entrada no museu judaico)
12 - Museu Marítimo - o que fazer em Curaçao
Resgata mais de 500 anos da história marítima de Curaçao. Expõe equipamentos de navegação, mapas e modelos de navio. O local conta com passeios guiados no porto e em uma minirrefinaria de petróleo.
Funciona:
Museu: de segunda a sábado - das 9 às 16 horas
Visitas guiadas Vapor de óleo: quartas e sábado às 13 horas
Passeio pelo porto: quartas e sábado às 14 horas
Endereço: N. Van den Brandhofstraat, 1
Telefone: +599 9 465-2327
Valor: 7 dólares (Museu); 6,5 dólares (vapor de óleo); 10 dólares (passeio pelo porto)
13 - Museu do Octógno - o que fazer em Curaçao
Instalado dentro do hotel Avila Beach, o museu abriga objetos relacionados ao venezuelano Simón Bolivar. O museu fica dentro da antiga residência de Bolivar e possui o formato octognal com cúpula arredondada.
Funciona: mediante agendamento
Endereço: Penstraat, 130 (Hotel Avila)
Telefone: +599 9 461-4377
14 - Museu Kura Hulanda - o que fazer em Curaçao
Museu antropológico que retrata o comércio de escravos trazidos da África entre os séculos 17 e 19. Funciona no porto de Willemstad. Inaugurado em 1999, conta com a maior coleção africana do Caribe distribuída em 15 prédios. Está instalado onde funcionava o primeiro hospital para escravos africanos.
Funciona: de segunda a saábado - das 9:30 às 16:30 horas
Endereço: Klipstraat, 9
Telefone: +599 9 434-7765
Valor: 10 dólares
15 - Curaçao Museu - o que fazer em Curaçao
Museu que abriga um pouco da história geológica de Curaçao. Seu acervo é composto por mapas, artefatos indígenas pré-colombianos, além de pinturas, móveis e outros objetos que recontam os hábitos dos afro-curaçoenses após o fim da escravidão na ilha.
Endereço: Van Leeuwenhoekstraat s/n
Telefone: +599 9 462-3873
16 - Museu Fort Church - o que fazer em Curaçao
Museu que reúne objetos utilizados pela congregação protestante holandesa. Tem documentação das famílias importantes da ilha, mapas, cálice, fonte de batismo e outros itens. Está instalado em uma fortificação datada de 1635. Lá dentro também está a igreja Fort, construída em 1796.
17 - Parque Nacional Sete Bokas - o que fazer em Curaçao
Criado em 1994, o parque ocupa uma área de 200 hectares e reúne dez praias, cavernas e duas trilhas, como a Boka Pistol e Boka Wandomi. Possui sete entradas rochosas (sete bokas) por onde batem as ondas. O parque conta ainda com lanchonete, banheiros e estacionamento.
O
Blog Guia Mundo Afora tem um
post bacana sore este parque.
Funciona: todos os dias - das 9 às 17 horas
Telefone: +599 9 864-0363
18 - Parque Nacional Christossel - o que fazer em Curaçao
Maior parque nacional de Curaçao, abriga uma rica variedade de fauna e flora. Tem veados de cauda branca, coruja nativa e orquídeas selvagens. Tem ainda várias trilhas, bosques e colinas.
O parque ainda organiza visitas guiadas, safáris, observação de cervos, excursões em cavernas e outras atividades.
Funciona: todos os dias - das 9 às 17 horas
Telefone: +599 9 864-0363
19 - Mercado Flutuante - o que fazer em Curaçao
Localizado em Punda, as bancas ficam em barcos com vendedores que trazem seus produtos da Venezuela, entre verduras, frutas e legumes.
Endereço: Sha Caprileskade
20 - Fort Amsterdam - o que fazer em Curaçao
Forte localizado na capital de Curaçao construído em 1634 pela Companhia Holandesa das Índias Ocidentais. É o mais importante dos oito existentes na ilha. Atualmente é a sede do governo e fica no lado de Punda.
Endereço: Plaza Piar - Willemstad
21 - Fazenda de Avestruz - o que fazer em Curaçao
A fazenda de avestruz foi fundada em 1995 por um africano e conta com mais de 200 animais, entre avestruz e emas. A visita é feita em um safári, onde é possível ver as aves nos currais e até alimentá-las.
Funciona: todos os dias - das 8 às 17 horas
Endereço: Groot St. Joris Oeste, s/n
Telefone: +599 9 747-2777
22 - Hato Cave - o que fazer em Curaçao
Formação rochosa com mais de 200 mil anos formada por calcário, coral e estalactite. É uma caverna que ficava abaixo do nível do mar, por isso a presença de corais. Está localizada ao norte de Curação em uma área de quase cinco mil metros quadrados e é acessível desde 1991.
Funciona: todos os dias - das 9 às 16 horas
Endereço: Franklin D. Rooseveltweg
Telefone: +599 9 868-0379
Valor: 9 dólares
23 - Sea Aquarium - o que fazer em Curaçao
Criado em 1984, é o único aquário onde os animais marinhos estão em contato com as águas do mar aberto. Isso acontece porque a água salgada é bombeada para dentro dos tanques, criando um ambiente natural para as espécies. Abriga dezenas de golfinhos, tubarões, leões-marinho, tartarugas, raias, focas e flamingos.
Além de um
tour pelo aquário, dá para alimentar alguns dos animais e assistir a shows com golfinhos, leões-marinhos e tubarões.
Funciona: todos os dias - das 8 às 17 horas
Endereço: Bapor Kibrá
Telefone: +599 9 461-6666
Valor: 21 dólares (idosos e criança até 12 anos pagam metade)
24 - Salina de Jan Kok Baai - o que fazer em Curaçao
Curaçao é um lugar preferido para os flamingos que chegam à ilha para se alimentar. O país conta com algumas salinas onde as aves gostam de ficar. Entre elas, tem a Jan Kok Baai (Sint Willibrodus), a Of jan Thiel (leste de Willemstad) e a St. Michiel (caminho para Vaarsenbaai).
A de Jan é a que reúne a maior concentração de flamingos, mas não é possível chegar perto. Tem uma distância mínima de observação para não estressar os animais.
O
blog Ideias na Mala tem um
post bacana que fala sobre os flamingos em Curaçao..
25 - Fazenda de Sal Landhuis Jan Kok - o que fazer em Curaçao
Antiga fazenda de sal, é uma das construções mais antigas de Curaçao datada de 1840. Está localizada em uma área de 345 hectares.
26 - Museu Tula - o que fazer em Curaçao
Museu localizado em um casarão do século XVIII em Kenepa para valorizar a cultura africana/curaçoense. Seu acervo é composto por mapas, utensílios usados pelos escravos e seus senhores e outros objetos.
Conta ainda com loja de artesanato com produtos produzidos por uma cooperativa de mulheres e restaurante especializado em cozinha crioula-caribenha-africana.
Funciona: de terça a domingo - das 8 às 176 horas
27 - Museu Nacional Arqueológico - o que fazer em Curaçao
Criado em 1998, expõe objetos que mostram os resultados de mais de 30 anos de pesquisas sobre as ilhas das Antilhas Holandesas. São artefatos arqueológicos pré-colombianos e peças etnográficas dos século XIX ao atual.
Funciona: de segunda a sexta - das 8:30 às 12 horas e das 14 às 17 horas