Post atualizado em 18 de fevereiro de 2020
Khan El-Khalili: bazar do Cairo com quase mil anos e quatro mil lojas
Por Daniela Almeida
Você consegue adivinhar qual era um dos lugares que mamis mais queria ver no Egito? As Pirâmides? Sim. Era um deles, com certeza.
Mas quem a conhece bem, sabe que o que ela mais gosta de fazer nas viagens é comprar. Sim, ela ama aproveitar o tempo, passeando por entre corredores/ruas cheios de lojas, barracas, bancas e camelôs kk.
Receba nossas atualizações
Não foi diferente no Egito. Além de conhecer as pirâmides de Gizé, de Saqqara, de entrar em mesquitas ou conhecer o bairro Cairo Copta, ela também ansiava por visitar o famoso Bazar Khan El-Khalili.
Mas o que este lugar tem de tão especial? Ele é simplesmente um dos maiores mercados do mundo. É um lugar para gastar, pelo menos, umas três ou quatro horas andando tranquilamente.
É incrível e todas nós amamos conhecer. A única coisa de que mamis não gostou foi ter visitado o Bazar no final de um dia intenso, de muitas andanças, e no final da nossa longa viagem de 21 dias pela Europa e África. Ela disse que não conseguiu aproveitar como deveria kk.
A gente já tinha andado tanto e estava tão cansada que quase não tinha forças para ver tanta coisa maravilhosa à venda.
Só para você ter uma ideia: são mais de quatro mil lojas 😱😱😱.
Confira
como visitar o Bazar Khan El-Khalili no Cairo.
Aproveite para ler também:
O Bazar Khan El-Khalili e o que encontrar nele
Localizado no bairro de mesmo nome, em uma área comercial amuralhada, o bazar Khan El-Khalili tem quase mil anos.
Ele foi idealizado em 1382 por um sultão mameluco que pensou em construir um restaurante para os comerciantes ambulantes nas ruínas de um antigo cemitério.
O local também começou a ser usado para vendas e cresceu tanto que se tornou a representação da tradição do Cairo em ser um importante centro comercial do país.
O que encontrar no Bazar Khan El-Khalili - Ali você vai encontrar de tudo. Pode esperar.
Ele é formado por aproximadamente 200 ruas com cerca de quatro mil lojas e barracas com milhares de produtos: roupas, tecidos, sapatos, especiarias, joias, perfumes, souvenires variados, prataria, alimentos, animais, antiguidades, entre outros.
 |
Khan El-Khalili: bazar do Cairo com quase mil anos no Egito |
Internet ilimitada em 210 países
Viaje para 210 países com plano de dados ilimitados da EasySim4u. Com o chip, você já chega no destino conectado, mantém seu número de WhatsApp e pode acessar a internet e suas redes sociais tranquilamente durante o período de sua viagem. E você ainda pode escolher: frete grátis usando o cupom RBBVGRATIS ou ganhar 10% de desconto com o cupom DDMUNDOAFORA10.
Imagina só o tamanho daquele lugar!!! E agora imagina os olhinhos brilhando de mamis 😅😂😀.
 |
Bazar Khan-el-Khalili no Cairo Velho - Egito |
Muita coisa por ali é falsificada. Made in china mesmo. Mas também tem muito produto de boa qualidade. Basta saber procurar e pechinchar, que é uma das coisas de que os vendedores mais gostam de fazer por lá.
 |
Prataria no Bazar Khan-el-Khalili no Cairo Velho - Egito |
Além disso, o bazar é um ótimo lugar pra quem quer quer conhecer os hábitos dos egípcios. Tem muita gente andando por lá. Tem turistas do mundo todo, mas tem muito mais locais.
 |
Ruas do Bazar Khan El-Khalili no Cairo Velho - Egito |
 |
Egípcios nas ruas do Bazar Khan El-Khalili no Cairo Velho - Egito |
 |
Mercado de Khan El-Khalili no Cairo Velho - Egito |
Chamada para a reza - E um desses hábitos é a chamada para a reza. Durante cinco vezes ao dia, os muçulmanos são alertados por altos-falantes instalados nas mesquitas sobre a chegada da hora de rezarem.
Nas ruas do bazar, tivemos a oportunidade de escutar um destes chamados. O Ahmed nos contou que eles devem rezar cinco vezes ao dia virados para Meca: ao alvorecer; ao meio-dia (quando o sol atinge seu ponto máximo); entre o meio-dia e o pô-do-sol; logo após o pôr-do-sol; e à noite, uma hora e meia depois que o sol se pôs.
Ele também explicou que os fiéis são "dispensados" da obrigação quando estão trabalhando e não há lugar adequado para a oração.
Seguro Viagem com 10% de desconto
Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa. Faça sua cotação e escolha a seguradora que melhor se adéqua ao seu perfil. Na Seguros Promo, leitor do D&D tem 10% de desconto: 5% na contratação com o cupom DEDMUNDOAFORA5 + 5% pagando no boleto. Se preferir, ainda pode pagar em até 12x no cartão de crédito.
O que a gente comprou no Bazar Khan El-Khalili
Os comerciantes do bazar são uma atração a parte. Pelo menos para nós, turistas. Eles fazem de tudo para conquistar os fregueses: mostram produtos, te chamam e gritam o tempo todo"one dólar", "one dólar"... Tudo para a gente levar uma lembrancinha para casa.
E eu vou te falar: mamis estava MESMO doidinha para comprar umas bugigangas baratinhas kkk. Estava igual pinto no lixo kkk. Queria levar tudo.
Ela (e a gente, né) só não comprou mais coisas por três motivos.
Primeiro, porque estávamos cansadas demais. As pernas doíam tanto que só de pensar em andar por uma ruazinha que fosse (imagina 200) já desanimava.
Somado a isso, nosso guia Ahmed, embora maravilhoso, não deixava a gente se desgrudar dele nem por um segundo. Era só olhar para uma loja sem ele que vinha a frase: "família tem que andar toda juntinha". Isso é que era proteção!!!
Era ele quem entrava nas lojas com a gente, falava os preços e negociava a venda. E aí a gente não teve oportunidade de ver as coisas com mais liberdade.
| O Ahmed, da empresa Star Day Tour, foi nosso guia e interprete nos dois dias pelo Cairo, no Egito. Ele fala português e isso nos ajudou muito nesta viagem. Aliás, por ser um país com uma cultura tão diferente da nossa, a dica é contratar uma companhia com profissionais que falam nosso idioma. Isso faz (e fez para nós) toda a diferença. Não só na hora das negociações e passeios, mas também na segurança.
Para finalizar, a gente entrou no lado do bazar onde só tinham coisas que não interessavam muito a mamis: pratarias, joias, móveis, lamparinas (aliás, aos milhares kk), tapetes, barracas de comidas típicas e algumas mesquitas.
 |
Narguilés vendidos no Mercado de Khan El-Khalili no Cairo Velho - Egito |
 |
Mesquitas no meio do Bazar Khan El-Khalili no Cairo Velho |
As melhores hospedagens com os menores preços
Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking e no Hotéis.com. Nos dois buscadores, você encontra as melhores opções, com os menores preços,
não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
Tadinha, ela queria mesmo eram os souvenirs. Os "chinguilingues" mesmo kk. E isso a gente só encontrou mais para o final do mercado. Onde o carro da Star Day Tour estava nos esperando para irmos embora para o hotel.
Essa era a parte que mamis tanto queria. Era onde estavam as lojas com imãs de geladeira, canecas, pirâmides em miniatura, camisetas com desenhos típicos, roupas entre outras maravilhas que fazem brilhar os olhos dos consumistas como mamis, que amam uma feira.
 |
Bazar Khan El-Khalili no Cairo Velho |
 |
Mercado de Khan El-Khalili no Cairo Velho |
E foi nesta parte do mercado que a gente conseguiu comprar: três camisetas de criança, imãs de geladeira, caneca e bolsinhas de dinheiro que mamis comprou duas kk. Também aproveitei e coloquei uma película de vidro no meu celular. Tudo deu 46 dólares.
| Aproveite para conferir quanto custar passar 2 dias no Cairo neste roteiro completo com valores.
O Bazar Khan El-Khalili é uma atração imperdível para quem está no Cairo. Vale a pena conhecer!
| Confira o que fazer no Cairo em 2 dias.
Bazar Khan El-Khalili no Cairo
Funciona: todos os dias
Endereço: El-Gamaleya, Qism El-Gamaleya - Cairo
_________________________________________________________________________________
Marcadores: África, Bazar Khan El-Khalili, Cairo, Destino RBBV, Egito, o que fazer no Cairo, o que fazer no Egito, Star Day Tour